🚀 Muito se fala sobre LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) hoje em dia, seja no mundo dos negócios ou no nosso dia a dia como usuário consumidor, mas a LGPD não é apenas uma obrigação legal ou um risco a ser gerenciado pelas organizações, na verdade ela traz a oportunidade das empresas de emplementarem a fortalecerem a gestão do GRC: Governança, Riscos e Conformidade.
Mas afinal, o que é GRC? Governança, risco e conformidade. É um método estruturado de alinhar a TI às metas dos negócios com gerenciamento dos riscos e cumprimento de todas as regulamentações governamentais e do setor. Em outras palavras:
Governança: Garantir que as decisões estejam alinhadas com os objetivos estratégicos e sejam tomadas de maneira responsável.
Riscos: Identificação, avaliação e mitigação de riscos que possam afetar a organização.
Conformidade: Garantir que a empresa siga as leis, regulamentos e normas aplicáveis.
O objetivo é melhorar a eficiência operacional, reduzir riscos e assegurar a conformidade regulatória, criando uma abordagem holística para a gestão organizacional.
Nesse sentido, a Conformidade pode servir como ponto de partida para implementar um sistema de gestão alinhado às normas como a ISO 37301 (Gestão de Compliance), assegurando que todas as obrigações legais e regulatórias sejam atendidas de forma eficaz.
A LGPD impacta diretamente as práticas de Governança, Riscos e Conformidade (GRC), promovendo uma abordagem integrada e eficiente. Ao exigir transparência e proteção de dados, a LGPD ajuda a quebrar silos e criar sinergias, reduzindo esforços duplicados. Com o uso de tecnologias e plataformas especializadas, o monitoramento de riscos e auditorias é automatizado, permitindo que as equipes foquem em atividades estratégicas. Quando vista como uma oportunidade, a LGPD fortalece a governança e aprimora processos, transformando conformidade em vantagem competitiva.
Portanto, a LGPD é mais do que um custo ou uma mera exigência regulatória. Quando integrada ao GRC, torna-se uma oportunidade para fortalecer a governança, aprimorar processos, melhorar a gestão de riscos e controles internos e promover uma cultura de conformidade em toda a organização.
Quer saber mais sobre como implementar processos de governança na sua empresa? Fale conosco, nós estamos aqui para te ajudar!
Comments